segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Liderança no Feminino

Saber liderar é a chave do sucesso de empresas e organizações. Com a entrada da mulher no mercado de trabalho e com a sua crescente responsabilidade no mundo dos negócios é, hoje, possível ver diferenças entre “género” de liderança. Descubra quem é melhor líder: homens ou mulheres…

Antes de qualquer dicotomia ou confronto: ser líder passa por encaixar num determinado perfil associado à capacidade de liderança. Assim, palavras e expressões como: polivalente, gestão de conflitos, intuição, open minded e bom-senso fazem parte de um líder independentemente do sexo. Mas seguindo este mesmo raciocino, estudos indicam que são apontados a homens e mulheres, com cargos de chefia, determinados traços de personalidade consoante o estereótipo. Para as mulheres são realçadas características como: emotividade, simpatia, sensibilidade, tacto, multitasking, etc. Já para os homens são a inteligência, assertividade, teimosia, persistência, etc. que mais se mostram presentes no carácter de um líder.

É neste contexto que surge a questão: existirá, efectivamente, diferença no modus operandi dos líderes dependendo do seu género? Margarida Pereira, psicóloga e responsável dos recursos humanos da Telview/Vodafone afirma que “existem efectivamente diferenças. As mulheres são mais emotivas e os homens mais práticos. O papel da liderança está definitivamente ligado a determinadas características intrínsecas dos indivíduos. As mulheres não conseguem ser tão práticas no sentido em que, ao representarem vários papéis na sociedade, tendem a transportar um pouco de todas essas funções para os vários universos onde actuam. Por exemplo não podemos lidar com os nossos subordinados como se fossem nossos filhos, a quem temos de proteger. Temos de fazer o oposto. E nesse sentido os homens são bastante mais práticos”. (...)

Nota: Para ler mais pode comprar um exemplar da revista Executive Women n.º 2, para saber mais pode ir ao site www.famecreators.pt

Sem comentários: